DNS público da Google 8.8.8.8

Muita gente deve conhecer o icônico DNS público lançado pela Google em 2009. O serviço famoso pelo endereço 8.8.8.8 completou 8 anos, 8 meses, 8 dias e 8 horas de existência no último 12 de agosto às 0h30 UTC e para comemorar o acontecimento, a Google relembrou a importância de seu DNS público na tarefa de manter a internet mais veloz e possibilitar serviços como streaming de vídeo.

Apesar de não ser tão popular quanto outros serviços da Google, o DNS público 8.8.8.8 e 8.8.4.4 é usado por mais de 10% de todos os usuários da internet no mundo todo como DNS primário, realizando mais de um trilhão de consultas todos os dias.

“Desde o início, um dos principais objetivos do DNS público da Google era tornar a internet mais rápida. Quando iniciamos o projeto, em 2007, a Google já havia agilizado a busca na Web, mas ainda demorava um pouco para chegar ao seu destino. Naquela época, a maioria das pesquisas de DNS usava os resolvedores do seu provedor e, com caches pequenos, muitas vezes precisavam fazer várias consultas ao DNS antes de poderem retornar um endereço”, diz o comunicado publicado pela empresa.

DNS público da Google 8.8.8.8
DNS público da Google 8.8.8.8

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *